sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Tondela a Trepar em...

Rodellar

Em Rodellar instalámo-nos no camping El puente que ficava bem perto do paraíso!
Rodellar é uma povoação muito pequena, no final de uma estrada, no coração do Parque Natural da Serra de Guara - serra de água e pedras, como lhe chamam.

Instalámo-nos no camping "el puente" que é muito sossegado, junto dum rio fabuloso e com uma forte conotação de canyoning. Famílias, grupos de jovens e grupos de praticantes. Todas as tendas com fatos e material a secar ao final do dia. Na recepção informam sobre rios, alugam material e tem serviços de guias. Ambiente muito interessante!

Alternativa seria o camping "mascun" onde só ficam escaladores.
Ambiente muito fanático! Pessoal a madrugar para escalar pela fresca e outros a chegarem de noite das vias.

Ficamos 3 dias em Rodellar e fizemos essencialmente canyoning, experimentamos vias ferratas e também escalamos um pouco.

Fizemos uma via ferrata de 45m em família. Os filhos gostaram tanto desta escalada que repetiram 2 dias depois com o Rodas. No final, a vista da ponte e do rio junto do camping.
Água entre o azul e o transparente!!!

Deixando os filhos pelo parque fomos fazendo uns canyonings à vez.
Primeiro o formiga que é um clássico. Depois um passeio aquático do camping até à piscineta e no 3º dia o "Oscuros del Balces". Este rio destacou-se dos anteriores por ser fabuloso. Talhado em calcário com passagens super estreitas e encaixadas. Muito bom!!!



Por aqui também experimentamos as nossas primeiras vias ferratas. Fiz uma de 200m com o Rodas muito agradável. No topo ficamos com uma interessante perspectiva geral do vale.



Mas Rodellar também é a meca da escalada desportiva. Por lá os melhores tugas já encadearam 8c e até 8c+ mais recentemente. Excelente para escalada sub prumada em presa boa a partir de 7a. Para quem não domina o sétimo grau as opções são mais reduzidas!!!

Vê-se muitas pessoas nas falésias. Os sectores mais habituais têm as presas muito polidas. Um misto de borracha, magnésio e cebo!!! O mais curioso é quantidade invulgar de escaladoras e de famílias com crianças, mesmo sendo o grau elevado!!!




Ambiente fanático para fanáticos! Por lá encontramos o nosso (quase) conterrâneo Filipe, o João e a Helena e também o Mike e Leo.
Tondela a Trepar

Sem comentários: