quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tondela a trepar em

BENASQUE

Em benasque as nossas férias foram "assombradas" por mais 5 elementos do NEA!!!
Carla, xano, Ana, Carlos e Luís (Sr.) foram ao nosso encontro a Benasque para trepar qualquer coisa por lá.

Benasque é uma pequena vila no coração dos Pirinéus, com muito turismo de montanha. As ruas e as casas são típicas de montanha e as lojas são muito técnicas. Em vez de Zara e Berska temos North Face, Mamut e claro a BARRABÈS (5 pisos de material de montanha). Esqui, caminhadas, alpinismo e escalada em montanha são as actividades mais associadas a esta região.




Ficamos alojados no Camping Aneto que é um local agradável, sossegado (quase sempre), ladeado de rios, com piscina aquecida e uma extraordinária vista sobre as montanhas.
RECOMENDA-SE


A natureza e os dotes da Carla prendam-nos com imagens de excelência.


Por lá, escalamos um pouco de clássica nas Torres de Marfil e escalamos a Via Ferrata de Sacs que é considerada a maior da Península Ibérica com 400m de desnível e 550m de via. É uma escalada acessível mas cansativa e com riscos associados, como por exemplo, a queda de pedras!!!

A Carla que estava super motivada foi vítima da queda de uma pedra de dimensão considerável, que a feriu nos dois braço e a obrigou a abortar a escalada da via ferrata.

Incidentes como este são bons para relembrar que a escalada é um actividade de risco e que em ambiente de montanha as variáveis são ainda mais dificeis de controlar. Relembra também a importância de estarmos preparados para reagir aos incidentes e minorar as suas consequências.

Felizmente que tinhamos connosco todos os recursos para actuar e a Carla teve primeiros socorros ainda na via e foi descida até à base sem que agravasse as suas lesões, enquanto parte do grupo continuou a sua escalada.

Pronta para outra!?

Tondela a Trepar

1 comentário:

Carla Santos disse...

Digamos que fiquei com uma perspectiva diferente das "rolling stones" :)
Mas...por tudo o resto, acho que está toda a gente a pensar: quando é que lá voltamos???
Um obrigada muito especial aos meus enfermeiros de serviço (Xano e Su), e à equipa de resgate :)