sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Tondela a trepar em...

RODELLAR

O que dizer sobre Rodellar!?!?
Paraíso da escalada de grau e dos barrancos!
Muita, muita gente em Agosto!!!

Centenas de vias de calcário, com predomínio de sub-prumos, vias longas, muitas chorreiras!
Ideal para quem escale um mínimo de 7a à vista para desfrutar ao máximo!
As vias mais acessíveis de grau e de aproximação, estão incrivelmente "encebadas" tornando a escalada mesmo desagradável!

No que toca a barrancos há vários que se podem fazer muito acessíveis curtos e interessantíssimos!

Nós passamos 10 noites no Camping El Puente! Já éramos amissímos do STAFF!

Começamos logo por fazer a via ferrata que aparece depois da fonte, em frente ao sector surgências. 250m de via, na minha opinião muito bem idealizados!
Não era grande fã de vias ferratas mas sendo uma das actividades que se podem fazer em família, comecer a achá-las muito interessantes e fiz várias nestas férias, nomeadmente a de Bierge que não sendo tão interessante também vale a pena para quem estiver de passagem.

Fomos tentando escalar as vias mais acessíveis nos sectores mais "family friendly" como o Rigole, o Bikini, o L´école entre outros. Paraíso da gosma!

Ao 3º dia chegaram o Bilo, o Rodas e Ana que nos acompanharam nas restantes actividades!

Tiramos um dia de chuva para visitar Alquezar, que é um pueblo muito bonito e histórico onde também se escala. Recomenda-se!

E fizemos uns 5 barrancos dos mais clássicos e familiares!
Começamos pelo Oscuros de Balces que é muito muito interessante por ser tão encaixado!

Descemos o Mascum só de Rodellar até entrar no Barrasil e saímos no camping. Com parte do percurso seca, deu para dar uns saltos e brincar nos caos de blocos. Mas atenção que água do Barrasil é bem mais fria!
Esta é uma das poucas fotos que tiramos no Pionera Inferior!
Neste barranco assistimos ao maior cenário de massificação do canyoning!
Para nós impensável!
Quando chegamos à entrada do rio estavam cerca de 5 grupos à espera de vez para entrar!
Respeitamos as regras locais e esperamos cerca de 1h para finalmente entrar na água!
Mas a espera compensou! Não tinha grande expectativa por saber que é um barranco super massificado e comercial, muito aquático e sem rapeis! Mas revelou-se uma surpresa muito agradável! é super divertido e tem situações muito interessantes!
Recomenda-se, mas não num fim-de-semana de Agosto!!!

Terminamos com uma descida familiar do Formiga!
Este barranco tem uma bonita aproximação e proporciona algumas experiências engraçadas entre rapeis, tobogãs e saltos. Mas no geral leva a nota mais baixa de todos!

Em Rodellar em Agosto é possível encontrarmos muitos Tugas. Nós cruzamos-nos com bastantes: Edu e companhia, Jorge e companhia, Ricardo Neves e companhia e mais um casal de Lisboa. Encontramos também o Filipe e o seu colega Marco que estava a trabalhar um projecto aparentemente muito duro! Espero que tenha sido encadeado!

Rodellar recomenda-se pelo canyoning, pelas vias de grau, pelas ferratas familiares, mas fora da época mais alta que será nas primeiras 3 semanas de Agosto!
O camping El puente recomenda-se por ser mais sossegado, mais familiar e pela simpatia de Flor e da Fina da recepção e toda a restante equipa!