quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tondela a trepar em...

CAVALLERS

A zona de escalada junto do "Embalse de Cavallers" é para mim uma zona de eleição!
Um paraíso plantado em altitude com vias para todos os gostos e feitios em granito de excelente qualidade!
Esta zona fica perto da estrada que atravessa para França pelo tunel de Bielsa, tendo-se que fazer um desvio em direcção a Caldes de Boí. No final dessa estrada, encontra-se uma barragem e uma imensidão de ganito que extende dos 1800m até aos 3000.

Na base do vale, podemos encontrar blocos plantados num prado e outros escondidos entre as árvores. O ambiente é muito agradável e os blocos também!!!






No que toca a vias, são às centenas, equipadas e de auto proteção de um largo, de vários largos até vias de alta montanha. Os sectores de desportiva de mais fácil acesso serão sempre os mais concorridos, onde se poderá escalar um oitavo de fissura ao lado de um V de aderência!

Estavam por lá escaladores duros a tentar encadear os oitavos e a passearem-se nos 7os à vista!
Arriscando-me a dizer uma asneira pareceu-me que um deles seria o Nicolas Fabresse.

A paisagem é sempre extraordinária, o granito oferece presas, sub-prumos, fissuras, aderências, etc, e há aproximações para todos os gostos e há sectores "family friendly" sobretudo no bloco!


Recomendo a compra do Guia Local, escrito por um dos maiores impulsionadores e aberturistas desta zona Luís Alfonso. Para dormir, ou nos carros em caldes de Boi ou num Camping em Barruera!
Fica a referência de uma zona com muitas estrelas!!!
Tondela a Trepar

Sem comentários: