quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sugestões de Verão

VIAS FERRATAS

Há 5 anos atrás acharia este post fatela!
Muitos escaladores, esboçaram um sorriso logo que viram o título!
As vias ferratas tornam grandes paredes acessíveis a todos!
É considerada uma "forma menor" de escalada, se é que pode ser considerada escalada!

Desde há alguns anos para cá, tenho feito algumas vias ferratas, com família e amigos e, na verdade, até gosto! São itinerários bonitos, grandes, vertiginosos e, melhor ainda, acessíveis a todos!

Mas não estão livres de riscos!
Numa grande ferrata em Benasque, fomos atingidos por uma pedra e tivemos que evacuar um elemento!
Recomendo:
  • uso de capacete e longes duplas (dissipador)
  • kit de primeiros socorros e frontal,
  • corda acessória e material de resgate,
  • água e comida
  • e uma boa avaliação dos horários.

Penhas Juntas - Bierge - Guara

Esta via, na entrada de Guara, a caminho de Rodellar, caracteriza-se por uma série de pontes sobre a água. Os seus criadores, conseguiram fazer um itinerário extenso e engraçado, numa pequenas falésias nas margens dum barranco. Não é uma via extraordinária, mas pode bem preencher um final de dia, depois duma descida do Pionera! Não tenho bem presente os valores, mas poderá ter uns 150m de extensão, uns 80m de altura e uma duração total de atividade de 1.30h. A proximação é mediana e a descer e o regresso é curto com ligeira subida.







Espolon de la Virgem - Rodellar
 
Já em Rodellar, descendo ao Barrando de Mascun e passando pelos principais setores de escalada,  logo depois do "el fuente" e do sector "Surgências", à nossa direita podemos encontrar esta via ferrata. Poderá não ser fácil encontrá-la. É necessário um olhar atento!
Depois de encontrá-la, é um percurso surpreendente! Segue uma linha lógica pelo esporão, com passagens bastante aéreas, onde se espreitam por cima de subprumos, com cerca de 80m até ao chão e uma vistas extraordinárias sobre os 2 lados do vale!!!
A via tem uma extensão de 250m, poderá demorar um pouco mais de 1h só na subida. O regresso é a caminhar passando pelos sectores da Ermita e passando pelo El caminho, até chegar de novo à aldeia. Poderemos contar com 30 a 45 minutos de regresso. Tem nota muito, muito positiva e recomenda-se!






Ferrata de Sorrosol - Broto - Ordesa

Próximo da entrada do Parque Natural de Ordesa e Monte Perdido por Torla, em Broto, encontramos por mero acaso, esta via ferrata, sinalizada a partir da estrada principal. Fomos experimentá-la ao final da tarde de um dia, (supostamente) calmo. A surpresa foi enorme!!! A via tem elementos diferentes de todas as anteriores, com vários lances de escadas, pontes e um túnel. Esta via decorre ao lado do Barranco de Sorrosol, sobre cascatas e lagoas, como se estivessemos a fazer um canyoning ao contrário.
Apesar de estar bem sinalizada e com um croqui muito claro, acabamos por ser surpreendidos pela extensão da mesma. Tem cerca de 600m de curso que podem demorar quase 2h.
O frontal faz falta para o túnel. Nota muito posiva, talvez a mais surpreendente e completa de todas!




Outras haverão para fazer nos Pirinéus, Picos da Europa, Alpes...

Tondela a Trepar

2 comentários:

Zé Pataleno disse...

Muito bom ,fez-me recordar uma aventura que fiz sozinho a uma ferrata de benasque. Abraço e para a proxima leva tambem a gillete. :)) Grande Abraço

Nelson Cunha disse...

Pois tb já fizemos a de Benasque.
Foi lá que fomos atingidos por uma pedra e tivemos que evacuar um elementos feridos nos 2 braços.

A barba já estava a ficar num ponto crítico!
Foram 30 dias sem cortar!!!

Abraço e até uma próxima
Nelson