terça-feira, 11 de setembro de 2012

Sugestões de Verão

CANYONING
 
Este verão em passeio familiar por Espanha e França fizemos alguns canyonings simples, lúdicos e familiares.
Deixo algumas sugestões e dicas que possam ajudar alguém que pense ir por estas bandas.
 
Gorgol Betato
Em plenos Pirinéus Espanhois, a caminho da estação de esqui do Formigal, bem perto de Biecas fomos procurar um barranco muito curto, muito encaixado e muito bonito. São apenas 250m de percurso, ao longo dos quais se podem (e devem) repetir as várias diversões que tem, sobretudo os tobogãs. Acesso muito curto e percurso muito aliciante. Recomenda-se!!! 
  


 
  
Furgo
 
Já na entrada do Vale de Ordesa, em Broto, fizemos mais um pequeno, familiar e aliciante canyoning.
45m de aproximação para 750m de rio, com 3 grandes, fáceis e bonitos rapeis o percurso decorre por um barranco muito encaixado. Nota de relevo para os tobogãs muito divertidos e possíveis de repetir. Recomenda-se!!!

 


 
 
Peonera Inferior
 
Na meca do Canyoning - Serra de Guara - junto a Bierge, descemos um dos rios mais comerciais da Península e quem sabe, do mundo. são centenas de pessoas por dia na época alta. Este fenómeno, só por si, justifica a descida do rio. Ver dezenas de pessoas a aguardar vez para entrar na água, esperar cerca de 1h pela nossa vez, ver 5 ou 6 guias a trabalhar e perceber as diferenças de estilo, técnica, liderança e material, etc, etc.
Vale a pena!!! O rio em si, é um canyon muito simples, lúdico, aquático e sem recurso a cordas. A nota máxima vai para os sifões e rencantos encaixados nos caos de blocos. Torna-se mais fácil com combinação de viaturas, mas ainda assim caminham-se cerca de 4' na entrada.
 






VERO

A descrição do rio Vero assemelha-se em tudo ao Peonera Inferior. O rio tem 8km de percurso, muito aquático, muito comercial, combinação de viaturas de cerca de 40km em má estrada. O seu curso é muito encaixado, sinuoso, com tramos aquáticos muito aliciantes. Nós fizemos apenas meio Vero, começando a partir de Alquezar.
 

OSCUROS de BALCES

Ainda em Guara, na estrada para Rodellar, temos o Oscuros de Balces que é o tramo mais encaixado do Rio Balces. Aproximação grande e penosa, sobretudo com uma criança de 7 anos, mas compensa quando se chega à água. O seu curto traçado é extremamente encaixado e de uma beleza muito singular. É dos meus preferidos em Guara e penso repeti-lo sempre que lá voltar!
Não levamos máquina e trouxemos apenas recordações!!!

Todos estes barrancos foram feitos com crianças e praticantes pouco experientes.
No Verão tem pouca água e tornam-se muito acessíveis.

Dentro deste espírito, ficaram por fazer...o Miraval e o Llech.

Tondela a Trepar

1 comentário:

Salvador disse...

Boas fotos que revelam a beleza do local!

Abraço e bons Canyonings!