terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Tondela a Trepar em...

ESPIEL (Espanha)


Rodas e Nelson aproveitaram alguns dias de folga para rumar ao Sul de Espanha e escalar em Espiel na companhia do Marco Cunha.

Espiel que no primeiro dia desiludiu, (não chegando aos calcanhares de Poios), foi-se revelando uma excelente zona para escalar vias de sexto grau com bastantes metros de 1 e mais largos.

A escalada decorre predomintemente em grandes placas de calcário entre a vertical e inclinação positiva. As vias têm em média 20 a 30 metros, o que dá para desfrutar bastante!
Existem também vias equipadas de vários largos a rondar os 70 metros! Para os que apertam mais forte não faltam também vias de sétimo grau em placa de micro presa e sub prumo de presa boa!


A rotina foi fanática! Dormir em tenda, pequeno almoço junto do carro, desmontar tenda, caminhada até às vias, escalar, escalar, escalar até sair das vias de noite, jantar junto do carro e só depois disso um pouco de "apré escalade" num refúgio local, onde bebiamos umas canas e ouviamos house musica. Para terminar a rotina, voltavamos a montar a tenda de noite e geralmente com chuva!


O Marco que se viu "sozinho" a escalar connosco foi mais que um guia para nós, tornando-se no nosso MESSIAS! Esteve imparável e fanático, (como sempre) escalando com regularidade 7a "à vista" e 7b+ com poucas tentativas!

O Rodas foi o que mais desfrutou, escalando dezena e meia de vias de excelente qualidade, consolidando o 6a+ à vista neste tipo de escalada! Chegou mesmo a flashar 6b+ e a encadear um 6b+/c de 28m, com muita luta!


Eu, fui escalando as vias do Rodas e dando pegues nas vias do Marco. Rodei muito, desfrutei muito e adicionei mais umas quantas à minha colecção. 6b+ e 6c à vista foram o auge do meu rendimento, mas não da satisfação! Bastante mais satisfação retirei das vias:
  • "Come carne que estas mu seco" - um belíssimo 6b+/c de fissura, ligeiro tecto e placa que só saíu à 2ª.
  • "Niki..." - um extraordinário 7c/a+ :) que tentei 2 vizes em sucesso. Mas deu-me enorme satisfação pelo tipo de movimentos e ambiente da via!
  • "Sexador de Pollos" - uma desfrutona via de 3 largos equipada (V+, 6a, 6a).

O grau não é tudo! É apenas uma referência da dificuldade da via!
Pouco interfere com a qualidade ou com a satisfação que podemos retirar das vias!

E assim aconteceu em Espiel!

Uma zona de escalada a 7h de Tondela recomendada para escalar, escalar e escalar!


Localização de Espiel

Nelson Cunha

1 comentário:

Anónimo disse...

Foi mais uma Rocktrip que marcou! Fanatismo ao mais alto nivel, vias muito boas, o Vale éra fantástico, e claro que o nosso Messias ajudou em muito na selecção das vias. Uma viajem a repetir certamente.

Bom Ano, abraço

Rodas