domingo, 8 de abril de 2012

Roteiro de Actividades Familiares

SerRAs do GeRês e FreIta
A família alves da Cunha, aproveitou esta interrupção lectiva da Páscoa, para sair em busca de natureza e actividades pelas serras do Gerês e Freita
Sem grandes ambições acabamos por fazer uma boa mão cheia de actividades familiares de alta qualidade, um pouco no limite do que é possível com crianças desta idade.

GERÊS
  • Equitação: no Campo do Gerês, com a Equicampo (publicidade). As crianças fizeram 1 aulas por dia de 30 minutos, com muita qualidade e os progressos foram visíveis.
  • Percurso de Arbosismo: mais uma vez na Equicampo, com 2 níveis de dificuldade, mas a sofia com 10 anos, já pode fazer o dos mais crescidos.
  • Fraga do Suadouro: uma rocha muito perto da aldeia do Campo do Gerês, com várias vias de autoproteção e outras equipadas de 1 e 2 largos. Escala de aderêcnia e cristais. As crianças fizeram só vias de 1 largo e gostaram muito daquele tipo de escalada.
  • Rio Arado: um canyoning "pouco autorizado" com águas límpidas, uma aproximação encortada entrando abaixo da fenda. Uma secção final espectacular, ao limite das capacidades das crinças.
  • Pé de Cabril: umas marcha extraordinária, de 3 horas, a começar da Portela de Leonte. Permite-nos fazer uma cume escarpado e vertiginoso com um acesso sinuoso e trepado, mas seguro. Muito bom!!! Não fizemos desta vez, mas o da Calcedónia é também muito bom e ainda mais acessível que este.  
FREITA
  • Caminho onde o morto matou o vivo: percurso entre a Aldeia da Pena e Covas do rio, muito interessante e acessível se for feito com logística, ou seja, com alguém a recolher no final.
  • Trilho dos Incas: a começar em Póvoa de Leiras e subir às eólicas do Alto da Cota. 2 a 3h com crianças, e passagens muito bonitas.
  • Idosa Aparecida: via de escalada clássica na aldeia da Pena de IV grau e cerca de 150m de desnível até ao topo. Muito acessível e bonita! Demoramos 4h a escala-la com 4 pessoas.
  • Retiro da Fraguinha: parque de campismo muito tranquilo e ideal para crianças (publicidade)
Ficam as sugestões para as famílias que procuram este tipo de aventuras!

"Caminho onde o morto matou o vivo"
 Idosa Aparecida na aldeia da Pena
 Regresso à Aldeia da Pena
 Aulas de equitação na Equicampo
 Cume do Pé de Cabril
 Trinho dos Incas - Póvoa de Leiras
Tondela a Trepar

7 comentários:

Anónimo disse...

Foi um fim de semana em cheio :)

Simão

Nelson Cunha disse...

Não foi só 1 fds!!
Foram uns 10 dias de férias, com algum trabalho pelo meio!!!

Nelson Cunha disse...

Mas sim, as actividades foram muito boas e um pouco ao limite do que seria possível fazer em família!

Anónimo disse...

Muito bom!!!!
Abraço
João

Luísa Novo disse...

Mas que mundo pequenino. Desde 2000 que conheço a Fraguinha. Já passei 7 verões férias lá (sempre 3 semanas seguidinhas). A minha miúda mais nova estreou-se lá na vida de campista com apenas 1 ano e a mais velha com 2 (antes já lá tinha ida mas na minha barrigona de 7 meses :) ).
É um parque fantástico (não o conheço com os actuais donos) e com imensos sítios para passear e descobrir. Simplesmente adoro.

Nelson Cunha disse...

Coincidêndia!
Conhecíamos a zona, mas só entramos no parque no verão passado e a família apaixonou-se!!!
Passamos por lá alguns dias... entretanto, o espaço e a nova direcção, será sede e parceira dum projecto "Escola de Montanha"

A descobrir...

Alberto disse...

Boas.

Tens alguns croquis da aldeia da Pena ou Penedo de Gois?

Alberto