Já um pouco fora de época, relembro uma actividade de Verão, que foi a descida da ribeira passa junto ao Retiro da Fraguinha. Esta descida teve sabor a abertura, porque nada sabíamos sobre as características do rio. Apenas a ideia de que já tinha sido aberto e que se fosse algo de muito interessante, haveria mais informação disponível.
A equipa era constituída pelo elemento mais novo Gustavo, O Dani, Ricardo e eu.
Mais tarde, descobri que o rio foi aberto pelo Pedro Pacheco, em 2006 e, como seria de esperar, sem colocação de pontos fixos. Apenas encontramos um pitão ferrugento e 2 argolas igualmente ferrugentas, num sítio muito estranho, que imaginamos não serem obra do Pedro.
Começando desde a Fraguinha, os primeiro metros do rio são de caminhada desinteressante, com muito logo no fundo. Depois de uma primeira zona com moinhos, aparece o primeiro desnível, com muito bom aspecto onde se poderão dar uns bons saltos ou fazer rapel guiado.
Como o rio não está equipado, lá tivemos de recorrer às técnicas expeditas.
Deixo um cróqui provisório para quem quiser repetir este rio que, não sendo nada de extraordinário, acaba por proporcionar uma boa e refrescante experiência!

Tondela a Trepar
Sem comentários:
Enviar um comentário