quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Tondela a refrescar...

Ribeira de Paivô

Já um pouco fora de época, relembro uma actividade de Verão, que foi a descida da ribeira passa junto ao Retiro da Fraguinha. Esta descida teve sabor a abertura, porque nada sabíamos sobre as características do rio. Apenas a ideia de que já tinha sido aberto e que se fosse algo de muito interessante, haveria mais informação disponível.

A equipa era constituída pelo elemento mais novo Gustavo, O Dani, Ricardo e eu.



Mais tarde, descobri que o rio foi aberto pelo Pedro Pacheco, em 2006 e, como seria de esperar, sem colocação de pontos fixos. Apenas encontramos um pitão ferrugento e 2 argolas igualmente ferrugentas, num sítio muito estranho, que imaginamos não serem obra do Pedro.

Começando desde a Fraguinha, os primeiro metros do rio são de caminhada desinteressante, com muito logo no fundo. Depois de uma primeira zona com moinhos, aparece o primeiro desnível, com muito bom aspecto onde se poderão dar uns bons saltos ou fazer rapel guiado.

Como o rio não está equipado, lá tivemos de recorrer às técnicas expeditas.No segundo desnível, onde encontramos as argolas, destrepamos pela esq. e encontramos um pequeno sifão onde ficamos a brincar e a superar fobias. Aqui também da para uns bons saltos da margem direita.
Mais a baixo, uma rampa com tobogã e um divertido buraco "sem fundo"


Já perto da estrada, a última lagoa tem um pequeno tobogã para dar por terminada a diversão!





Deixo um cróqui provisório para quem quiser repetir este rio que, não sendo nada de extraordinário, acaba por proporcionar uma boa e refrescante experiência!



Tondela a Trepar

Sem comentários: