terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Tondela a Trepar em...

2008
Fotos de algumas das actividades realizadas!
E dos protagonistas mais assíduos!


segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tondela a Trepar em...

Poio Velho

Mais um dia tranquilo de escalada, desta vez, em Poio Velho, com o Carlos, Rodas, Rafa e eu, mas...

...que motivos tenho eu para estar escrever sobre isto num blogue??? (Who cares???)


Ainda por cima não tiramos fotos...
Deixa-me cá pensar em qualquer coisa...
Para além de ter sido a nossa primeira escalada do ano...
  • Posso falar-vos um pouco sobre Poio Velho. Mais uma excelente zona de calcário na Serra de Sicó com cerca de 50 vias equipadas de um largo e um micro clima que permite escalar em tronco nu, em pleno Inverno, enquanto o resto do país se queixa de ter aldeias isoladas pelo gelo e pela neve! Esta zona destingue-se um pouco das restantes por ter uma predominância de vias verticais e ligeiramente tombadas que decorrem por placas de presa pequena. Um bom trabalho de pés, alguma resistência no antebraço e acertar com a leitura da via são os ingredientes para o sucesso neste tipo de escalada. Mas há também sub prumos de presa boa para quem quiser.
  • Os graus são no geral duros, existindo poucas vias abaixo de 6b+. Os croquis estão disponíveis no Guia de Escalada da Zona Centro Litoral, à venda na loja cultural (bilheteira) da ACERT.
  • Porque não referir também que foi a estreia do Rafa como condutor em caro próprio nas saídas para escalar. O Rafa levou o seu "novo" Peugeot 206 para Poio Velho! E sempre em regime super económico! Agora que já transporte, não lhe falta nada para escalar 8º grau!
  • Posso também escrever sobre os encadementos (seca!). O Rodas estava a recuperar do maior almoço da sua vida e por isso não encadeou mais do que as vias de aquecimento! Ainda por cima consegui arrartar o Carlos que esteve num dia de gravidade em alta! O Rafa foi encadeando as primeiras vias todas à vista (6b, 6b+ e 6c+), mas depois fracassou num 6b (a procissão vai no adro) e a partir daí teve "gravidade em alta" que afectou também num 7a (A via do Marco). Eu, parti bastantes presas, mas encadeei a minha primeira (de muitas) vias de sétimo grau de 2009. De regresso ao grau e às lesões!
  • Lesões: ao longo dos últimos anos de escalada, deste que me comecei a eforçar mais um pouco fui conhecendo e aprendendo sobre uma grande diversidade de lesões, mas há sempre uma nova que me surpreende!!! Desde que senti um ombro a rasgar na "Missão cumprida" à precisamente 1 ano, a coisa foi-me correndo bem até ontem! Ontem consegui lesionar-me ao quadrado! Caí de uma via antes de chapar a primeira, tendo resultado num misto de entorce e esmagamento (suave) do calcanhar! É daqueles riscos assumidos com os quais temos que viver! Mas pior foi a horrível sensação de sentir um dedo a estalar dolorosamente enquanto apertava uma reglete em "arqueio extremo" das falanges! Numa perpectiva optimista, como disse o meu Messias: "esta é uma daquelas lesões que puxam grau!" LOL

Afinal, ainda arranjei assunto. E não falei de um outro tondelense que foi trepar para Serra da Estrela, onde, curiosamente, a neve escasseava!

Nelson Cunha