terça-feira, 22 de abril de 2008

Campeonato Regional Escolar de Escalada
Direcção Regional de Educação do Centro
Escola Secundária Emídio Navarro – Viseu
2008
Nos dias 18 e 19 de Abril assistimos a um grandioso e próspero momento da escalada de competição, ao mais alto nível, nos escalões de formação. Refiro-me aos campeonatos regionais de escalada da zona centro, desta vez disputados em Viseu, na Escola Secundária Emídio Navarro.

Na estrutura competitiva escolar, este campeonato é o culminar máximo competitivo de cada Direcção Regional de Educação, visto que participam os atletas apurados nos campeonatos distritais de cada zona. Neste caso, os atletas apurados das Coordenações Educativas de Aveiro, Viseu, Guarda, Coimbra e Leiria (corrijam-me se falta alguma).

Cerca de 70 atletas dos escalões Iniciado (13/14 anos) e Juvenil (15/16) disputaram ao longo de 4 vias de apuramento, uma final e em alguns casos uma super final.
Os níveis de participação e de desempenho dos atletas foi extraordinário, surpreendendo quase sempre a organização e o equipados (eu) com mais top's que o previsto. Extraordinário! Aqueles miúdos e miúdas revelam extraordinárias capacidades de leitura, bloqueio e crença e uma garra competitiva extraordinária!

Para além do aspecto desportivo e competitivo, que não deverá ser o factor a valorizar mais nas provas escolares, a competição decorreu num ambiente de convívio e de apoio a todos os atletas muito bom! Os primeiros lugares ficaram distribuídos pelas Coordenações Educativas de Coimbra, Viseu e Guarda o que revela algum equilíbrio entre as diferentes distritais.
De Tondela, temos a destacar as classificações da Diana Leitão que ficou em 5ª no escalão iniciada feminino (entre 23 atletas) e do Hélder Marques que ficou em 1º (entre 28), sagrando-se Campeão Regional Escolar no escalão Iniciado Masculino.
As restantes classificações foram: Maria Calheiros em 7ª nos escalão Iniciada, Ângela Marques em 11ª e Diana Pinto em 18ª. Nos rapazes, João António em 10º nos Iniciados e Filipe Rodrigues em 9º nos Juvenis Masculinos.

Os pontos menos positivos:- muito tempo de isolamento para os Juvenis (desnecessário)- ausência de prémios significativos ou pelo menos representativos para os primeiros lugares- descontinuidade desta competição para um patamar nacional

Desde há 3 anos que as entidades hierárquicas escolares determinaram que a escalada não "merecia" ter uma fase competitiva nacional! Penso que o argumento foi que o nível competitivo, o número de escolas, entre outros, não justificavam um quadro competitivo nacional!
Acredito sinceramente que se as pessoas que tomaram essa decisão tivessem vindo a Viseu este fim-de-semana, teriam percebido que estavam errados! Este talvez não seja o meio mais massivo de o fazer, mas gostava que competições como esta não passassem totalmente despercebidas. Gosta de passar, pelo menos à comunidade vertical, uma imagem da prosperidade que se assiste na escalada desportiva juvenil no nosso país. Em número de praticantes, em qualidade do trabalho feito nas escolas e, menos importante mas mais emocionante, no GRAU).


Se não vejam a estimativa dos graus das vias das finais:
Iniciado Feminino - 6b, com um top brilhantemente encadeado por uma menina da Guarda. Estamos a falar de meninas de 13 e 14 anos. Ok, tudo bem que pesam 40 quilos, mas mesmo assim...

Iniciado Masculino - 6c, uma via com uma saída de teto potente com dois rebotes e regletes e um final técnico e desequilibrante num esporão, brilhantemente encadeada por um atleta de Viseu (Hélder Marques)

Juvenil Feminino - 6b+, a mesma via dos iniciados, com a saída de teto afrouxada em puxadores, encadeada pela Joana de Soure.

Juvenil Masculino, via brilhante e duplamente encadeada pelo Pedro e Ricardo de Soure. Uma via com muitos movimentos, saída de teto para presa aplatada, seguida de campus em regletes, travessia, diedro e final largo em sub prumo. Estes dois atletas ficaram empatados em primeiro e foram os grandes vencedores da prova derrotando inclusivamente o equipador (eu). O grau??? Não me esqueci de referir o grau, mas tenho 3 propostas para o grau desta via, que estou longe de conseguir encadear:
- 7a muito muito mais!!!
- Muito muito mais que 7a!!!
- ou posso arriscar um 7a+/b+

A extensão do poste revela a minha satisfação com esta prova.
Agradecimentos e parabéns a todos os que colaboraram e voluntariamente na organização, ao professor Fernando Sá, organizador da prova e ao homem dos parafusos (eu) !!!
Em breve, algumas fotos e os resultados detalhados!

Prof. Nelson Cunha

domingo, 20 de abril de 2008

Circuito Distrital Escolar de Escalada
Alunos da ES Tondela ficam bem classificados

Terminado o Circuito Distrital Escolar de Escalada do Distrito de Viseu, a equipa Escola Secundária de Tondela obteve alguns resultados de destaque nos escalões em que participou, nomeadamente: campeã distrital de Infantis, Iniciados e Juniores Femininos e vice campeão distrital de Iniciados e Juniores Masculinos.

Este foi o resultado do empenho destes atletas em 3 treinos semanais, desde o início do ano lectivo e da participação em 4 provas do circuito: Tondela, Viseu, S. Pedro do Sul e Nelas.

Maria Calheiros - Campeã Distrital de Infantis. Recém chegada à Escola Secundária de Tondela para 7º ano escolar, descobriu a escalada a tempo de participar em todas 4 provas do circuito. Ficou em primeiro lugar em duas como infantil e participou ainda em 2 provas como iniciada ficando em 2º e em 1º neste escalão. Parece ter muita aptidão, motivação e apoio para para se dedicar com AFINCO a esta modalidade!

Diana Leitão: Campeã Distrital de Iniciadas. Começou a escalar a meio do ano lectivo passado, tendo participado apenas numa prova, na qual ficou em primeiro lugar. Este ano, num campeonato muito disputado, a Diana foi a mais regular, ficando em 4ª, 1ª, 1ª e 4ª, sagrando-se campeã do circuito!

Salete Pereira: Campeã Distrital de Juniores. Neste momento é a aluna mais experiente da nossa equipa e dotada de excelência técnica, apurada ao longo dos 3 anos de prática. No ano passado ficou classificada em 2º lugar na distrital e este ano, consegui impor-se ficando em primeiro lugar.
Hélder Marques: Vice Campeão Distrital de Iniciados. Também descobriu a escalada apenas no ano passado, tendo participado apenas numa prova na qual ficou em 1º lugar. Entretanto, já participou em 3 provas federadas de âmbito nacional tendo sido medalhado duas vezes em 2º e 3º lugar. Apesar de algum favoritismo inicial, deixou escapar o título distrital por alguns azares.
Carlos Arede: Vice Campeão Distrital de Juniores. É também um praticante já com bastante experiência, tendo-se classificado no ano passado em segundo lugar no escalão Juvenil. Este ano, no escalão Júnior, disputou-se um circuito muito competitivo, tendo perdido o primeiro lugar apenas na última prova.

Bem classificados ficaram também o João António em 3º nos Iniciados Masculinos, a Diana Pinto em 5ª nas iniciadas femininas, Filipe Rodrigues em 5º nos Juvenis Masculinos (participou apenas em 2 provas, tendo ficado em 1º), Ana Machado em 2ª e Melissa em 4ª nas Juniores Femininas.

Estes atletas, melhor classificados em cada escalão, foram apurados para disputar a fase regional na Zona Centro em Viseu, com atletas dos distritos da Guarda, Castelo Branco, Viseu, Aveiro, Coimbra e Leiria!
Desejámos-lhes a melhor sorte!
CAMPEONATO REGIONAL ESCOLAR

ESCALADA - VISEU

2008



Este fim-de-semana assistiu-se a um grandioso e próspero momento da escalada nacional

domingo, 13 de abril de 2008

CIRCUITO NACIONAL ESCALADA de BOULDER
SOURE 2008

Quatro atletas da equipa da Escola Secundária de Tondela participaram, este fim-de-semana, em Soure, na primeira prova do circuito nacional de boulder da época 2008. A participação na prova foi em número reduzido em alguns escalões, mas a qualidade e espectacularidade dos escalões mais jovens têm sido o factor de maior destaque destas competições!

O grande talento dos atletas de Tondela permite-lhes continuar a figurar entre o pelotão da frente:

  • a estreante Maria Calheiros em 5º lugar nas Infantis Femininas
  • Helder Marques, com um excelente desempenho a classificar-se em 4º lugar nos Iniciados
  • Carlos Arede, no seu melhor, também em 4º lugar nos Juniores
  • Rafael Lopes, Campeão Nacional de Juniores em título, começou o circuito com um 2º lugar, arrancado com muito esforço, uma vez que está longe da sua melhor forma.


No entanto, a superioridade nos escalões mais jovens foi marcada pelas equipas de Soure e Póvoa de Lanhoso que denotam grande ritmo de treino e muita garra competitiva. Nota-se que treinam mais e com melhores recursos, o que lhes permite elevar a fasquia da dificuldade e as ambições competitivas!
Os parabéns para à Gaby, ao Pedro, ao Ricardo, à Joana e todos os que conseguiram figurar entre os primeiros.

Nos Séniores Femininos, apesar de ter vacilado no primeiro bloco da final, Isabel Boavida, levou a melhor sobre a Marisa e a Rute.
Nos masculinos, foi algo surpreendente mas merecedora a vitória de Leopoldo Faria sobre José Abreu e Ricardo Alves (Macau)

A minha discreta participação valeu um 13º lugar, imediatamente atrás de Nuno Oliveira (Magno) de S. Pedro do Sul e à frente do Filipe de Torredeita, ambos vizinhos e companheiros a representar a escalada da zona centro do país no escalão máximo da modalidade.

As últimas notas:
Para o equipador Júlio Braga, que se afirmou como mais uma possibilidade na "equipagem nacional", com vias muito atléticas (ao seu melhor estilo) que proporcionaram um bom espectáculo.
Para a organização que não falhou em nada: horários, isolamento, arbitragem, tempos de espera, acolhimento, afixação atempada de resultados, tudo em ordem. Parabéns Prof. Alberto!

E para a loja de informática Infortplanet que financiou, na totalidade, a participação nesta prova.
O nosso obrigado pela aposta neste projecto!

E assim acontece no panorama da escalada nacional!

Prof. Nelson Cunha

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Muitas competições à porta para a equipa da Escola Secundária de Tondela!!!

- 9 de Abril, Nelas - última prova do circuito distrital

- 12 e 13 de Abril, Soure - Prova Federada de Bloco

- 18 e 19 de Abril, Viseu - Regionais de Desporto Escolar

Um generoso patrocíno da Inforplanet permitirá a participação na prova federada a muito baixo custo para os alunos! A equipa agradece o apoio!

Prof. Nelson Cunha